search
introduza um infinitivo por exemplo: ser estar ter vir ver fazer

Conjuga-me conjugação de verbos

Acerca do conjuga-me

Conjuga-me é uma ferramenta para conjugar verbos da língua Portuguesa. Partindo do infinitivo de um verbo faz a conjugação verbal de verbos regulares e irregulares.

A conjugação verbal apresentada está completa?

Não.

Para os tempos compostos não aparece conjugação pois estes formam-se facilmente com o particípio passado do verbo e com um auxiliar, assim sendo, ao conjugar um verbo irão aparecer as seguintes formas:

  • Indicativo: Presente, Pretérito perfeito, Pretérito imperfeito, Pret. mais-que-perfeito, Futuro
  • Condicional
  • Conjuntivo: Presente, Pretérito imperfeito, Futuro
  • Imperativo: Afirmativo, Negativo
  • Fomas nominais: Infinitivo, Gerúndio, Particípio passado

Como são conjugados verbos que sejam defectivos?

Os verbos defectivos não são totalmente conhecidos pelo conjugador e podem aparecer conjugados normalmente, até porque, não existe um consenso a ponto de se saber quais são realmente os verbos defectivos.

verbos defectivos são os que não se conjugam em todas as formas verbais. Normalmente a conjugação destes verbos dá origem a formas verbais que "soam" mal ao ouvido ou que não fazem sentido.

Autor

Pedro Ricardo: interessado pelas tecnologias da internet, recorrendo às regras de conjugação de verbos do Português, desenvolveu a partir de dicionários de verbos existentes uma primeira versão do conjugador em 2003. A primeira versão tinha várias falhas e foi alvo de uma grande revisão em 2007, dando origem ao motor de conjugação que está em uso.

A nova versão corrigia as falhas existentes nos dicionários de conjugação e mais tarde incorporou as regras de conjugação de acordo com o acordo ortográfico (versão pdf) em vigor desde 2009 .

De 2007 até à data têm sido efetuadas pequenas correções podendo-se considerar o conjugador como estando numa fase de desenvolvimento estável e madura.